novembro 06, 2009

| o próximo personagem de Danny Boyle |


Finalmente Danny Boyle confirmou seu novo projeto. Apesar de Quem Quer Ser um Milionário, definitivamente, não ser o seu melhor filme, o cineasta experimentou um sucesso que  merecia há anos e todo mundo queria saber qual seria o seu próximo passo. Bom, ele já começou a ser dado. Trata-se de 127 Hours, filme baseado na história real do escalador Aron Ralston, que estampou manchetes de jornais em 2003 quando, em uma de suas explorações, ao ficar com o braço preso por cinco dias em uma rocha, resolveu amputá-lo.

Claro que a consequência final, a amputação, é o que mais chama a atenção em sua história. Mas todo o processo de sobrevivência de Ralston nestes cinco dias foi fascinante. O próprio escalador escreveu uma reportagem sobre  sua situação precária para a publicação americana Outside. A versão brasileira da revista também publicou o texto e ele está disponível na rede. Quem quiser, pode ler aqui.

Ao ler o texto de Raston, uma espécie de diário escrito após os acontecimentos, dá para perceber que, com sensatez, Boyle poderá fazer uma grande obra com o material, principalmente quando a situação do escalador fica extremamente crítica nos últimos dias e ele passa ter alucinações e a perceber que sair dali vivo é quase impossível.

Segundo o blog Playlist, Boyle já fez o primeiro tratamento do roteiro que será reescrito por Simon Beaufoy, também de Quem Quer Ser um Milionário. A primeira opção para o protagonista seria Ryan Gosling, de Lars and The Real Girl e Diário de uma Paixão, o que me parece ser acertada, já que é um personagem que passa o filme praticamente sozinho, como Tom Hanks fez em Náufrago, e para isso é preciso de alguém com talento. E Gosling tem. Mas ainda não foi confirmado.

Um comentário: